boina preta

Seja militar temporário do Exército Brasileiro

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social 2º RC Mec
Na fase pós-seleção, os militares temporários participam do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST)

É perceptível o crescente número de pessoas que ingressam no Exército Brasileiro (EB) como militar temporário. Entre os motivos essa alta de ingresso nas Forças Armadas é a acelerada captação de recursos humanos, nas mais diferentes áreas profissionais empreendidas pelo EB, além da ampla divulgação pelos meios de comunicação.

Recentemente, o Exército passou a absorver profissionais de áreas pouco exploradas no cotidiano da caserna, em virtude das necessidades vindas da modernização dos processos desenvolvidos pela Força Terrestre. Isso abriu as portas para outros setores técnicos e para um grande número de especialistas e acadêmicos de todos os campos do saber.

Cargos para militares temporários
Atualmente os militares temporários ocupam cargos de oficiais e praças, podendo ingressarem nos seguinte postos ou graduações:

  • Cabo especialista - Geralmente, como motorista, auxiliar de mecânica, cozinheiro, bombeiro hidráulico, pedreiro, eletricista, dentre outras profissões de nível fundamental.
  • 3º sargento (sargento técnico temporário) - Nas áreas de enfermagem, análises clínicas, radiologia, administração, contabilidade, música, informática, comunicação social, além de outras de nível médio.
  • Aspirante a oficial (oficial técnico temporário) - Para candidatos com curso superior nas áreas de saúde, como médico, farmacêutico, dentista e veterinário, engenharias (elétrica, mecânica, da computação, etc.), magistério, nutrição, informática, assistência social, direito, jornalismo, e muitas outras especialidades de nível acadêmico.

No Rio Grande do Sul, os processos seletivos são gerenciados pela 3ª Região Militar (3ª RM). As informações podem ser obtidas no site da 3ª RM. Anualmente a 3ª RM publica o edital de convocação, onde consta as especialidades que serão admitidas no ano em curso, variando de ano para ano, de acordo com as necessidades do Exército Brasileiro.

Mais de 1, 7 mil mulheres
As mulheres são isentas do serviço militar obrigatório na forma prevista pela Constituição, mas podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias. No Comando Militar do Sul já são mais de 1, 7 mil mulheres, entre oficiais e praças em variadas especialidades. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social 3ª DE / Subtenente Ronivaldo
Oficial técnico temporário da área de jornalismo, Adriana Garcia, em entrevista ao general Hertz, comandante da 3ª DE

Informações adicionais

  • A maioria das vagas são para ambos os sexos
  • Tempo do contrato - 12 meses, podendo ser renovado a cada ano
  • Tempo máximo de permanência - 8 anos
  • Sargento Técnico Temporário - graduação de 3º sargento
  • Oficia Técnico Temporário - entra como aspirante-a-oficial e é promovido aos postos de 2º e 1º tenente
  • Tempo de serviço público anterior - é somado ao tempo restante que poderá permanecer, até completar os 8 anos de serviço público
  • Número de vagas - varia de ano a ano, de acordo com as demandas da instituição
  • Informações a nível Brasil pelo site  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cruz Alta divulga programação da 70ª Romaria de Fátima

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr Próximo

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr

Geral